Na manhã de segunda-feira (2), os alunos do 2º ano do Colégio UNIFEBE desenvolveram uma atividade cujo objetivo era trabalhar informações com dados estatísticos e que foi orientada pela professora Simone Sobiecziak, da disciplina de Matemática.
A proposta do trabalho era produzir uma pesquisa quantitativa, qualitativa ou quanti-qualitativa com tema a ser escolhido pelos alunos de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entre os assuntos pesquisados pelos alunos estavam Meio Ambiente, Economia, Saúde, Cidadania, Direitos Humanos, Diversidade Cultural e Ciência e Tecnologia.
Os estudantes coletaram dados sobre esses temas com a ferramenta Google Forms e criaram gráficos e tabelas para serem analisados. “Esse projeto irá se estender para o próximo trimestre e realizaremos interdisciplinaridade com outras matérias. A professora de Português, por exemplo, irá cobrar redações de forma dissertativa e argumentativa tendo como tema os resultados encontrados nas pesquisas”, revela a professora Simone.
A professora de Matemática conta que alguns critérios foram repassados aos alunos para a realização dos trabalhos. “Após a escolha do tema, eles tiveram que delimitar um assunto de interesse do pesquisador, refletindo sobre quais aspectos poderiam investigar a respeito da temática escolhida, qual a população a ser observada e as variáveis envolvidas. No questionário, as perguntas tinham que ser formuladas de forma clara e concisa, para que no momento da resposta não houvesse dúvida. Além disso, foi orientado para que não incluíssem muitas questões a fim de não desmotivar os possíveis pesquisados a participarem da pesquisa”, detalha Simone.
A aluna Carolina Gerlach Pacheco escolheu o trânsito como tema de seu questionário. De acordo com ela, durante a pesquisa, foi possível identificar a importância desse trabalho no desenvolvimento da sociedade. “Esse tipo de pesquisa que promove resultados diretamente da população é um meio prático e criativo de reconhecer problemas a serem resolvidos. As pesquisas deveriam ser mais utilizadas para a maior participação da população em várias áreas, como política e economia”, opina a estudante.