person-pointing-at-black-and-gray-film-camera-near-macbook-1051075

Internacionalização

Internacionalização

A experiência em viver um tempo fora do país, longe dos hábitos cotidianos provoca qualquer pessoa a se desinstalar e a sair de seu estado confortável em que vive, procurando sacudir a poeira e buscar soluções para problemas que somente o intercambista poderá resolver. Isso vale tanto para quem vai morar fora do país quanto para aquele que vem fazer uma experiência internacional em nossos espaços.

Para além dos desafios do diferente idioma e outros costumes, uma das emblemáticas que surge logo de início é aprender a lidar com o diferente, a buscar respostas e soluções para as situações cotidianas por si mesmo, sem o intermédio dos pais ou responsáveis. Nesse sentido, não é preciso dizer o quanto o intercâmbio pode contribuir ao processo de maturação psicológica e cidadã do estudante.

“Viver um tempo fora do país proporciona diversos aprendizados. […] o jovem passa a pensar diferente e a enxergar o mundo de outra maneira — afinal, ele vivencia a realidade a partir de outra cultura […] e perspectiva distinta.” (CANADÁ INTERCÂMBIO, 2017).

Outro olhar, considerando as formas diversas em se resolver problemas e levar a vida, faz parte do enriquecimento em se viver em ambiente diverso daquele em que estamos acostumados.

E abraçar a cultura estrangeira pode ser muito divertido! O intercâmbio é uma oportunidade única também como lazer, já que o estudante tem a chance de viajar para belíssimos pontos turísticos, conhecer lugares exóticos e vivenciar muitas histórias para contar depois. (CANADÁ INTERCÂMBIO, 2017).

É a partir dessa compreensão que o Colégio UNIFEBE incentiva os alunos a fazerem experiências internacionais, como forma de enriquecimento e aprimoramento de outro idioma e das mais diversas culturas internacionais.

A experiência internacional contribui positivamente na vida do jovem para aprofundar a responsabilidade pessoal, aperfeiçoando competências de comunicação, relacionamento, resolução de problemas, cidadania e autonomia.

O estudante poderá organizar-se na Escola para passar um período no exterior ou participar do intercâmbio cultural a partir de inscrição em Edital de Processo Seletivo conforme Projeto de Intercâmbio Cultural, elaborado em parceria com as Prefeituras de Brusque/SC e Guabiruba/SC e com Alemanha, administrado pela Landkreis Karlshruhe.

Nesse processo poderão se inscrever alunos regularmente matriculados no Colégio Universitário UNIFEBE, que atendam às seguintes exigências:

I- ter no máximo 19 (dezenove) anos até a data da viagem;

II- estar rigorosamente em dia com toda a sua documentação legal e escolar;

III- estar em dia com suas obrigações financeiras no Colégio UNIFEBE;

 IV- não ter recebido nenhuma penalidade disciplinar;

V- ter proficiência em língua alemã ou inglesa;

VI- arcar com as despesas pessoais, passagens aéreas, documentação (passaporte e seguro de saúde) e demais encargos e exigências institucionais e legais para viagens ao exterior, quando for o caso;

VII- residir no Município de Brusque/SC ou no Município de Guabiruba/SC;

IX- ter disponibilidade para participar do intercâmbio na Alemanha;

X- ser, preferencialmente aluno que não participou do Intercâmbio Cultural Brasil-Alemanha em anos anteriores.

Ainda, um estudante internacional poderá vivenciar uma experiência no Colégio a partir de aprovação da Direção e do Conselho Gestor da Escola.

Referência: CANADA INTERCÂMBIO. Descobrindo o mundo: a importância de fazer intercâmbio ainda jovem. 2017. Disponível em: https://www.canadaintercambio. com/fazer-intercambio-ainda-jovem/ Acesso em: 17 dez. 2019.