O Colégio UNIFEBE atua de acordo com as modernas concepções educacionais e as novas ações pedagógicas. Tendo como objetivo assegurar o crescimento do estudante nas relações interpessoais e o desenvolvimento de uma consciência crítica que amplie sua visão de mundo.
Com uma postura transformadora, nosso intuito é proporcionar ao estudante do ensino Médio o contato ao ambiente universitário. Esta integração se dá por meio da iniciação científica, do acesso às pesquisas, aos laboratórios, aos espaços apropriados e pela participação em projetos de Extensão e de ações comunitárias.
A tecnologia é utilizada como meio para atuar no processo de construção do saber, que conduzirá os educandos a serem indivíduos presentes e atuantes em sociedade.
-
OBJETIVOS
Como educandário com foco no Ensino Médio nossos objetivos são:
- Acessar os conhecimentos das várias áreas de formação, por meio da aproximação com os universitários, com os projetos de pesquisa e iniciação científica, bem como a realização de atividades nos variados laboratórios disponíveis;
- Priorizar o domínio do conhecimento, considerando como meio a forma de compreender a complexidade do mundo e suas contradições;
- Desenvolver habilidades, atitudes e valores estimulando o surgimento de novos desafios, como suporte para poder enfrentar novas situações que se apresentarem;
- Conquistar pensamentos reflexivos e críticos sobre os seus próprios juízos de valor, de modo a poder decidir por si mesmo, frente as diferentes circunstâncias da vida;
- Considerar o saber acumulado pela humanidade, respeitando as culturas existentes e entendendo-as como resultado de ação do homem;
- Alcançar formação cidadã, por meio de apropriação crítica de conteúdos específicos necessários à integração de seu projeto individual ao projeto da sociedade em que se situa.
-
PROPOSTA PEDAGÓGICA
A proposta pedagógica, que orienta as ações do Colégio UNIFEBE, está voltada à proposição de uma educação integral que contempla o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo do indivíduo como cidadão.
As atividades pedagógicas se articulam por meio dos componentes curriculares trabalhados na escola e dos aspectos sociais cotidianos, a fim de qualificar as relações humanas e a aprendizagem dos conhecimentos científicos mais recentes e pertinentes a essa etapa da formação.
A preocupação central é uma aprendizagem qualitativa, robusta e que acompanha as últimas produções científicas, sem perder a perspectiva humanista e a dinâmica da vida social. Essa perspectiva procura alimentar a preocupação com o desenvolvimento cognitivo, crítico e afetivo.
-
INCLUSÃO
A inclusão nos reporta às dissemelhanças no meio social em que se vive e com o qual se estabelecem relações. É preciso conhecer as particularidades do outro para, então, orientá-lo de maneira adequada. Perceber a forma como o estudante se desenvolve, brinca, aprende, age e reage aos estímulos e ao meio que o cerca traz elementos para melhor entendê-lo e intervir positivamente.
No Colégio UNIFEBE, o compromisso de educar está aliado à responsabilização do estudante, da família e dos profissionais que o acompanham, do compartilhamento de conhecimentos, informações e recursos que beneficiam o desenvolvimento do estudante e à proposição de um indicativo formal a respeito da incapacidade e/ou patologia que apresenta.
Considerar as diferentes características, seus interesses, competências e exigências de aprendizagem são de fundamental importância, sendo, porém, preciso verificar as condições de estudo que o Colégio pode oferecer. O Colégio prioriza a satisfação dos educandos, concebendo que são singulares e distintos, mesmo naquilo em que se assemelham. Em decorrência, estabelece critérios que pretendem favorecer a preparação e o desenvolvimento de todos, bem como colaborar para que ambos ocorram.