blog colégio2
Blog CUB Centro Universitário de Brusque
03 de agosto de 2020

A química e a prevenção contra o vírus

combate covid

Muito se tem ouvido falar sobre o corona vírus (COVID-19). Chegou e logo se espalhou, mudando a vida de praticamente todo o mundo. Todas nossas atividades diárias como o simples fato de ir ao supermercado e até o que nós, em particular, estamos sentindo muita falta, as aulas presenciais e o dia a dia na escola, tornaram-se diferentes ou até deixaram de acontecer.

Relacionar a química com toda essa nova realidade que vivemos, torna-se uma abordagem relevante e que talvez até desperte o seu interesse por essa incrível área da ciência.

Vamos pensar um pouco sobre alguns métodos de evitar que o vírus se espalhe e que você se contagie. O primeiro reflete ao uso do álcool 70%.

Por que álcool 70%? O que isso significa? Bom, vamos lá.

A nomenclatura utilizada (%) reflete numa concentração em título, que pode ser lida como a quantidade de álcool presente a cada 100 mL do produto – pensando num título volume/volume. Ou seja, a cada 100 mL do álcool que nós compramos para nos higienizar, 70 mL são álcool puro e os 30 mL restantes remetam à água e demais reagentes. O tipo de álcool utilizado para a fabricação do álcool gel comercializado pode variar, mas os principais são etanol e álcool isopropílico.

Mas por que mais de um tipo de álcool?

O termo “álcool” faz referência a uma função orgânica presente na estrutura de uma substância, a qual se pode notar um carbono saturado ligado a um grupo hidroxila. Assim, existem vários tipos de álcool, e não apenas um.

Outro detalhe é que a porcentagens acima de 70% é muito volátil e pode causar intoxicação, não sendo recomendada. Já porcentagens abaixo de 70% não possuem água suficiente para a atividade antimicrobiana. Considera-se, então, uma faixa de 65% até 75% aceitável.

Outro método que você possivelmente tem ouvido falar, é o sobre lavar bem as mãos. Isso porque ao lavar as mãos, você possivelmente irá utilizar um sabão. As moléculas de sabão são formadas por uma estrutura que possui uma parte polar, que interage com a água, e outra parte apolar, que interage com a gordura e possíveis sujeiras.

Ok! E onde o vírus entra nessa história?

Bem, o vírus é formado por uma camada lipídica, ou seja, gordura. É essa camada que protege o material genético do vírus e também onde o sabão atua, de forma a romper essa camada e deixar o material genético vulnerável a ação da água, que arrasta esses fragmentos.

Agora que você sabe a atuação do sabão, lembre-se de manter as mãos sempre limpas e também de lavar as roupas que você utiliza na rua, logo que chegar em casa. Caso não possa lavar as mãos, utilize o álcool 70%.

Cuide-se e use seus conhecimentos para ajudar ainda mais pessoas.

 

 

 

Créditos: 
Texto: Professor Danilo – Química

Fontes: 
https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2020/03/Guia-produção-de-gel-antisséptico- OMS.pdf

https://www.bbc.com/portuguese/geral-52096406

https://revistaanalytica.com.br/por-que-o-alcool-70-e-mais-eficaz-como-bactericida-do-que-o-alcool-absoluto/

https://www.cariacica.es.gov.br/noticias/68065/vigilancia-sanitaria-alerta-para-o-uso-do-%20alcool-correto-contra-o-coronavirus

Foto 1: https://www.cariacica.es.gov.br/noticias/68065/vigilancia-sanitaria-alerta-para-o-uso-do-%20alcool-correto-contra-o-coronavirus

Foto 2: https://www.bbc.com/portuguese/geral-52096406

 

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social e Marketing:

comunicacao.gestao@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Uma vida entre três cachorros: memórias
Dicas

Uma vida entre três cachorros: memórias


28 de maio de 2021
A última carta de amor
Dicas

A última carta de amor


08 de abril de 2022
DESENVOLVIMENTO (IN)SUSTENTÁVEL
Biologia

DESENVOLVIMENTO (IN)SUSTENTÁVEL


10 de fevereiro de 2020
  • Visualizar por ano
  • Visualizar por categoria