Por que o céu é azul?
Esta e outras questões são feitas pela humanidade desde seus primórdios. A curiosidade em saber os porquês da natureza é intrínseca ao ser humano e a busca por respostas têm feito a ciência crescer cada dia mais.
Mas, afinal, você sabe por que o céu é azul?
Esse fenômeno se dá devido à interação da luz solar com a atmosfera. A atmosfera terrestre é composta por uma mistura dos gases Nitrogênio (78%)*, Oxigênio (20%)*, Argônio (1%)* e Dióxido de Carbono (1%)*. Tais gases, ao interagirem com a luz solar (luz branca, formada por todas as cores), absorvem, difundem e refletem energia na forma de luz, espalhando-a.
Devido ao seu pequeno tamanho, estrutura e frequência natural de vibração, as moléculas presentes na atmosfera entram em ressonância com a luz azul (de pequeno comprimento de onda, presente na luz solar), movimentam os elétrons nas camadas atômicas dos gases com muita facilidade atrasando a luz azul, sendo esta então, reemitida pra diversas direções, num processo chamado dispersão de Rayleigh (nome do físico inglês do século XIX que explicou esse fenômeno).
Assim sendo, a luz azul é mais espalhada que as demais cores que atingem a atmosfera, tornando-a predominante quando olhamos para o céu.
Em dias nublados ou em regiões de grande poluição, o fenômeno pode não ser observado. Isso se deve à presença de outras substâncias na atmosfera, como água e outros gases poluentes. Essas outras substâncias possuem tamanhos muito maiores do que a composição natural, dificultando o processo de espalhamento de uma única cor, deixando, assim, o céu acinzentado ou branco.
Já ao entardecer, costumamos ver o céu com coloração de alaranjada a avermelhada, devido à posição do sol em relação à atmosfera.
Com o pôr-do-sol, a luz solar atinge uma camada de gases muito maior do que quando o sol está a pino, a grande quantidade de moléculas interfere no espalhamento, desta vez fazendo com que os raios de luz com maior comprimento de onda (vermelho) se espalhem predominantemente.
Para além da ciência, que possamos vivenciar muitos momentos de observação do céu, desfrutando dos fenômenos que nossa magnífica natureza tem a nos oferecer.
Créditos
Texto: Jessica Leme Cano – Professora de Física
Imagem principal: https://www.plural.jor.br/cronicas/nilton-cezar-tridapalli/o-ceu-azul-e-o-mais-dificil/
Imagem 1: https://ahduvido.com.br/ceu-e-azul-por-do-sol-vermelho/