blog colégio2
Blog CUB Centro Universitário de Brusque
26 de outubro de 2020

Por que estudar História?

Book in library with open textbook,education learning concept

Sou professor de história há mais de vinte anos, e ao longo de minha trajetória já ouvi essa pergunta milhares de vezes. Cada vez que alguém me faz essa indagação, sinto grande alegria em responder, afinal, a história é uma ciência muito especial, e conhecê-la, estudá-la, nos faz pessoas melhores, mais conscientes da realidade e, portanto, com mais capacidade de intervir nos rumos que a nossa vida e de tudo que nos cerca podem tomar.

Mas, afinal, o que é história? De forma simples e resumida, posso dizer é a “ciência que estuda as ações dos seres humanos no mundo, suas relações com outras pessoas e com a natureza, além das consequências de tais ações”.

Assim, estudar história, é buscar compreender as raízes, a origem de tudo o que vivemos hoje. Afinal de contas, o hoje é uma consequência do ontem. Toda a realidade que nos cerca neste momento, é fruto de decisões e atitudes que foram tomadas “ontem”, por nossos ancestrais, governantes e por nós mesmos.

Mas você pode estar se perguntando, “e qual a vantagem? O que ganho com isso?” A resposta é simples. Além de ter um entendimento muito maior do mundo e da sua própria vida atual, ao estudar história, você adquire ferramentas que lhe permitem tomar decisões mais corretas. Afinal de contas, as experiências anteriores podem nos ajudar a não cometer erros já cometidos anteriormente e, assim, trilhar caminhos mais seguros.

O historiador grego, Heródoto, considerado o pai da História, afirmou que um dos grandes objetivos do estudo histórico, é “compreender os motivos que levaram os homens a fazer guerra uns aos outros”. Ora, se compreendermos o que causou guerras no passado, temos uma maior chance de tomar decisões que possam evitar a ocorrência de novas guerras.

O exemplo de Heródoto, serve para cada um de nós e pode ser aplicado diariamente em nossas vidas. Analisar o ontem, para entender o hoje e, ao menos tentar planejar o amanhã. Afinal, se por um lado o “hoje é resultado do ontem”, por outro o “hoje é semente do amanhã.”

Então, meus amigos e minhas amigas, posso afirmar a todos, que a importância de se estudar história vai muito além de memorizar fatos nomes e datas, para provas e vestibulares. A história existe para nos fazer pessoas melhores, mais felizes e conscientes da importância das nossas ações e decisões a cada dia, durante toda nossa vida.

Créditos:
Foto principal:
Freepik
Texto: 
Professor Chico d’Avila

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social e Marketing:

comunicacao.gestao@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Coronavírus: você sabe como se proteger?
Geografia

Coronavírus: você sabe como se proteger?


23 de março de 2020
DESENVOLVIMENTO (IN)SUSTENTÁVEL
Biologia

DESENVOLVIMENTO (IN)SUSTENTÁVEL


10 de fevereiro de 2020
7 dicas para mandar bem no vestibular
Sem categoria

7 dicas para mandar bem no vestibular


31 de outubro de 2019
  • Visualizar por ano
  • Visualizar por categoria