Mas, afinal, o que é história? De forma simples e resumida, posso dizer é a “ciência que estuda as ações dos seres humanos no mundo, suas relações com outras pessoas e com a natureza, além das consequências de tais ações”.
Assim, estudar história, é buscar compreender as raízes, a origem de tudo o que vivemos hoje. Afinal de contas, o hoje é uma consequência do ontem. Toda a realidade que nos cerca neste momento, é fruto de decisões e atitudes que foram tomadas “ontem”, por nossos ancestrais, governantes e por nós mesmos.
Mas você pode estar se perguntando, “e qual a vantagem? O que ganho com isso?” A resposta é simples. Além de ter um entendimento muito maior do mundo e da sua própria vida atual, ao estudar história, você adquire ferramentas que lhe permitem tomar decisões mais corretas. Afinal de contas, as experiências anteriores podem nos ajudar a não cometer erros já cometidos anteriormente e, assim, trilhar caminhos mais seguros.
O historiador grego, Heródoto, considerado o pai da História, afirmou que um dos grandes objetivos do estudo histórico, é “compreender os motivos que levaram os homens a fazer guerra uns aos outros”. Ora, se compreendermos o que causou guerras no passado, temos uma maior chance de tomar decisões que possam evitar a ocorrência de novas guerras.
O exemplo de Heródoto, serve para cada um de nós e pode ser aplicado diariamente em nossas vidas. Analisar o ontem, para entender o hoje e, ao menos tentar planejar o amanhã. Afinal, se por um lado o “hoje é resultado do ontem”, por outro o “hoje é semente do amanhã.”