Os esportes e a adolescência
Segundo um estudo do IBGE de 2017, 62.1% da população com 15 anos ou mais é sedentária. Praticar atividades físicas, apesar de todos os benefícios que ela oferece, parece não ser suficiente para atrair os jovens para dentro da quadra.
Em um mundo cada vez mais digital, no qual a cada minuto surgem novas formas de manter os jovens “ligados aparelhos”, falar sobre esporte não parece ser tarefa fácil. Neste universo que novos jogos para celular surgem a cada segundo e, em contrapartida, os jogos tradicionais, por exemplo vôlei e futebol, são praticados há décadas, quase da mesma forma, torna-os não muito atrativos. Será? 🤔
Um dos principais motivos que se deve praticar alguma atividade física em qualquer idade é a saúde, seja ela física e/ou mental. O esporte torna o corpo mais forte 💪 e saudável, ele aumenta os níveis de endorfina, um hormônio responsável pela sensação de prazer, além de aumentar os músculos e diminuir a gordura corporal. “Uma mente sã num corpo são” disse o poeta romano Juvenal, isso é possível por meio do esporte, ele promove a diminuição da ansiedade, aumento da concentração, diminui a depressão, melhora a disposição, aumento da autoestima e muito mais.
Na fase jovem estamos quase prontos para praticar qualquer atividade, mas às vezes o que atrapalha é a vergonha ou o medo de não saber praticar, e é aí que entra a família e a escola, o incentivo deve vir também de casa, e a escola é o lugar ideal para aprender a praticar os esportes. Ao sair do ensino médio isso se torna cada vez mais difícil, e nas universidades, ou já existem equipes formadas ou grupos de amigos que se reúnem para jogar, mas se você não aprendeu a jogar entrar agora se torna uma tarefa complicada. Não acaba por aí, na vida adulta isso acontece da mesma forma, por exemplo: os amigos do trabalho se reúnem para jogar um futebol ⚽, as meninas algumas vezes por semana, jogam vôlei 🏐, mas você não sabe jogar ☹ fica de fora desses grupos, torna-se antissocial 🥺. No outro dia no trabalho todos falam sobre como foi o jogo, as jogadas, gols, pontos… ☹ mas você fica boiando 😴….você não foi 😐…veja que não estamos falando de atletas 🥇🚫 estamos falando de amigos que se reúnem para se divertir, ter o domínio técnico não é pré-requisito, mas você precisa conhecer o jogo.
Mas além de tornar meu corpo e minha mente mais saudáveis existem mais algumas coisas que o esporte pode proporcionar? 🤔 Tem sim e são muitas! Esporte tem a ver com disciplina, se constrói caráter, ética, saber seguir regras, trabalho em equipe, cooperação, superação, tomada de decisão e saber lidar com a derrota também faz parte…. enfim, a lista é grande.
Portanto, se você chegou até aqui 🥵 😂 deve ter percebido a importância de se aprender pelo menos alguma modalidade esportiva durante a adolescência. Além de todos os benefícios que ele proporciona em curto prazo ainda te tornará um adulto mais saudável, provavelmente com mais amigos e com certeza uma pessoa muito mais apta a viver em sociedade.
Bora lá!! 👊 👍
Créditos: Prego (Rafael Bitencourt) – Professor de Educação Física
Imagem: https://hilnethcorreia.com.br/wp-content/uploads/2018/04/esporte-1