blog colégio2
Blog CUB Centro Universitário de Brusque
16 de dezembro de 2019

O Fim de Ano Escolar

Business man hand holding wooden cube with flip over block 2019 to 2020 word on table background. Resolution, strategy, solution, goal, business, New Year New You and happy holiday concepts

Para muitos alunos, fim de ano é sinônimo de que férias e descanso estão próximos. Entretanto, para outros, acaba sendo marcado como um período de início de estresse, medo e muito estudo. Isso porque, é chegado o momento das provas de exames finais, quando o estudante tem a oportunidade de “dar um gás” para obter a tão desejada aprovação para a série seguinte.

Se você pertence a esse segundo grupo de alunos, algumas orientações podem lhe ajudar a passar por isso:

É imprescindível uma boa organização para dar conta de todos os conteúdos a serem estudados em tão curto período de tempo. É possível que os brancos, que você teve durante as provas deste ano, sejam resultantes de falta de autoconfiança. Se você não tem programação de estudo, certamente não terá a segurança necessária e, portanto, a ANSIEDADE fatalmente causará os tais brancos.

Antes de responder a qualquer questão de prova é preciso saber do que se trata. Leia atentamente a questão e sublinhe as expressões mais importantes, procurando inteirar-se de seu conteúdo. Se você costuma responder “sem pensar muito”, jamais terá certeza se respondeu acertadamente ou não.

Sempre que terminar uma prova, antes de entregar a folha, havendo tempo, faça uma boa revisão nas questões respondidas e verifique cada uma delas. É possível que tenha deixado uma “vírgula” valiosa e isso poderá prejudicá-lo.

Se você costuma fazer a prova pela ordem das questões, isso poderá prejudicá-lo. Nem sempre as primeiras são as que você sabe. Você deve ir respondendo às questões que você tem certeza de que sabe e “pular” as que ficar na dúvida. Ao final, volte para responder as mais difíceis.

O próprio cansaço resultante da prova pode levá-lo a não perceber alguma questão que você tenha deixado de responder. Procure verificar se tudo foi respondido ou se você deixou escapar algo. Neste caso, mesmo que o tempo seja curto, alguma coisinha você sempre poderá fazer.

Procure focar sua preparação no estudo dos conteúdos que o professor dedicou maior atenção durante o ano. Eles possivelmente serão cobrados nas provas finais. Além disso, crie o hábito de resumir, absorvendo o essencial de cada tópico e, claro, resolva muuuuitos exercícios para se certificar de que está preparado para responder uma questão sobre o assunto. Lembre-se: entender um conteúdo nem sempre significa saber responder uma pergunta sobre ele. É preciso conseguir interpretar com paciência o que estão sendo questionado. O ENEM é um bom exemplo disso.

Por fim, confie em suas habilidades associadas a uma boa preparação. Você provavelmente obterá bons resultados.

Bons estudos e um excelente encerramento de 2019!

Créditos:

Texto: Psicóloga Vania Lopes Ventura- CRP 12/05127
Foto: IStoock

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social e Marketing:

comunicacao.gestao@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

HITs DO CHICO: PARA APRENDER HISTÓRIA CANTANDO
História

HITs DO CHICO: PARA APRENDER HISTÓRIA CANTANDO


13 de janeiro de 2020
7 dicas para mandar bem no vestibular
Sem categoria

7 dicas para mandar bem no vestibular


31 de outubro de 2019
DESENVOLVIMENTO (IN)SUSTENTÁVEL
Biologia

DESENVOLVIMENTO (IN)SUSTENTÁVEL


10 de fevereiro de 2020
  • Visualizar por ano
  • Visualizar por categoria