
Neve no Saara?


Por definição, os desertos são locais que recebem pouquíssima precipitação em um ano (abaixo de 250 mm). Trata-se, portanto, de regiões extremamente áridas (e não necessariamente quentes).
O deserto do Saara, localizado na parte setentrional da África, possui 9.065.000 milhões de km2 e ocupa terras dos seguintes países: Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mali, Mauritânia, Marrocos, Níger, Saara Ocidental, Sudão e Tunísia.

Ele é o deserto mais quente do planeta e apresenta uma elevadíssima amplitude térmica diária: durante o dia pode chegar os 50°C e à noite chega a atingir -10°C.
Devido a essa diferença de temperatura é possível – embora soe estranho – que neve no Saara. Sim, é possível nevar no deserto mais quente do planeta. A última vez que isso aconteceu foi em 7 de janeiro de 2018, quando as baixas temperaturas noturnas do deserto se somaram à umidade vinda da Europa. A união desses dois fatores fez acontecer algo pouco provável em um deserto quente.
A neve que caiu nesse dia foi suficiente para cobrir as dunas com cerca de 10 cm de gelo, que cerca de duas horas depois já havia derretido. O fenômeno, embora não seja comum nessa região, já ocorreu em anos anteriores também. Em 2015, 2016 e 2017, a umidade vinda do Mediterrâneo também proporcionou tal acontecimento. Antes disso, só havia nevado no Saara em 1979, no sul da Argélia.
O principal empecilho para chover ou nevar no Saara é o mesmo: a “barreira” formada pela Cadeia do Atlas que impede a chegada de massas de ar úmidas. Apenas as massas de ar com pouca ou nenhuma umidade conseguem contornar essa barreira. Assim sendo, ao chegar ao deserto (onde o calor é intenso) as poucas “gotas” que caem das nuvens, passam direto para o estado de vapor. Ao anoitecer, com a queda acentuada da temperatura, o vapor de água, transforma-se em cristais de neve.
É importante relembrar que para acontecer o fenômeno da neve, não basta que a temperatura no solo esteja em 0ºC ou abaixo disso. É preciso que em uma grande camada da atmosfera – principalmente onde estão as nuvens mais altas – esteja também registrando tais números (além é claro, da umidade). Segundo os principais sites de meteorologia e climatologia, neste ano nosso inverno chegará mais cedo. Será que teremos neve no Saara novamente?
Créditos
Texto: Tatiane Marques Moresco – Professora de Geografia
Imagem principal: httpsveja.abril.com.brmundoneve-cobre-parte-do-deserto-do-saara-na-argelia
Foto 1: httpsdocplayer.com.br85117220-O-quadro-natural-africano.html