blog colégio2
Blog CUB Centro Universitário de Brusque
13 de janeiro de 2020

HITs DO CHICO: PARA APRENDER HISTÓRIA CANTANDO

IMG-2979

Sou professor de história há 20 anos. Nesse tempo, a minha paixão pela sala de aula e pela história só aumentou. Sinto enorme alegria em colaborar com o aprendizado dos meus alunos. O que me motiva é a busca em fazer o estudo de história nos meios em que atuo, ser cada vez mais fácil e interessante.

Ao longo da minha trajetória nas salas de aula, busquei desenvolver estratégias que pudessem facilitar o aprendizado dos meus alunos. Foi assim que surgiram os Hits do Chico, uma tentativa de pedir auxílio à música para melhorar o estudo da disciplina de história.

A ideia de usar a história cantada em minhas aulas ocorreu de forma muito natural devido à grande presença da música na minha vida. Percebi que poderia usá-la, elaborando paródias com os conteúdos. A estratégia é simples e antiga: escolher uma música fácil de cantar e de preferência bem conhecida, selecionar as partes mais importantes do conteúdo a ser trabalhado e substituir a letra original pelo assunto escolhido. O resultado tem sido muito positivo e por isso desde 1999, eu uso com frequência esta estratégia em minhas aulas.

Quando digo que o resultado vem sendo positivo, me refiro ao fato de que percebo claramente os hits sendo úteis no aprendizado. Não pretendo transformar o ensino de história em simples memorização de conceitos, nomes e datas, até porque isso não é estudar ou aprender história. Minha intenção com o uso da história cantada é aproveitar a facilidade com que a música entra em nossa mente para fazer o estudo mais agradável.

Nas letras, procuro inserir as partes indispensáveis de cada conteúdo de maneira resumida. Ao lembrar da letra da música, o estudante lembra os momentos cruciais da história que está estudando. Os hits sozinhos não têm grande utilidade. Eles fazem sentido quando associados ao estudo do conteúdo. Memorizar a letra da música e associar as frases cantadas aos assunto estudado, aos contextos analisados.

E é assim que os alunos do Colégio UNIFEBE estudam e aprendem história: analisando, debatendo, contextualizando e CANTANDO.

 

Créditos texto: Professor Francisco d’Avila da Silva

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social e Marketing:

comunicacao.gestao@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Vitamina D: saúde, longevidade e qualidade de vida
Biologia

Vitamina D: saúde, longevidade e qualidade de vida


10 de agosto de 2020
GEOGRAFIA EM MOVIMENTO
Sem categoria

GEOGRAFIA EM MOVIMENTO


03 de fevereiro de 2020
Assinado, Mata Hari
Dicas

Assinado, Mata Hari


11 de fevereiro de 2022
  • Visualizar por ano
  • Visualizar por categoria