blog colégio2
Blog CUB Centro Universitário de Brusque
23 de março de 2020

Coronavírus: você sabe como se proteger?

Covid-19

Contextualizando

No dia 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde foi alertada sobre vários casos de pneumonia em Wuhan, na província de Hubei, na China. O vírus parecia desconhecido. Uma semana depois, as autoridades confirmaram a identificação de um novo coronavírus que foi batizado pela OMS com o nome covid-19.

Com 1,4 bilhão de habitantes, o segundo maior PIB do mundo e extremamente globalizada, era praticamente impossível que a China conseguisse impedir a propagação do vírus para além de suas fronteiras. Atualmente, existem casos de pessoas confirmadas em todos os continentes, inclusive aqui no Brasil.

A OMS trabalha com as autoridades chinesas e especialistas do mundo todo para saber mais sobre esse vírus, como ele afeta as pessoas, como deve ser o tratamento e o que os países podem fazer para responder a essa crise. Até hoje (25/02), pelo menos 2.708 pessoas morreram, a maior parte delas na China.

O que é coronavírus?

É uma família de vírus que podem infectar animais e seres humanos e causar doenças respiratórias que variam de resfriados comuns até a síndrome respiratória aguda grave. Seu nome vem dos picos de suas membranas que lembram uma coroa. O novo coronavírus, identificado na China, é cerca de 80% idêntico geneticamente ao da Sars (que deixou milhares de pessoas doentes e matou cerca de 800 durante uma epidemia em 2002 e 2003), e mais próximo ainda de diversos coronavírus presentes em morcegos, segundo estudo no portal aberto bioRxiv.

Quão perigoso ele é?

Autoridades de saúde no mundo todo estão alarmadas, mas é difícil avaliar a letalidade de um novo vírus com rapidez. Ainda não está claro com que facilidade o covid-19 é transmitido de pessoa para pessoa. Seu N0 (número de quantas novas pessoas, em média, são infectadas por doente) está numa faixa de 1,5 a 3,5, segundo as estimativas feitas até agora. Ele parece se equipar ao dos vírus da gripe e provavelmente supera o vírus da dengue, cujo número nunca chega a 2. O N0 do sarampo, por exemplo, é 20.

Especialistas também destacam que o balanço de mortos ainda é relativamente baixo. Pelos dados iniciais publicados, a estimativa inicial é de que a letalidade seja em torno de 2% a 3%. Se o número de infectados assusta, é preciso levar em conta que, todos os anos, gripes e pneumonias matam por ano 80 mil pessoas no Brasil. Nos EUA, 200 mil pessoas são internadas com gripe nos EUA, e cerca de 35 mil morrem. Segundo a OMS, a maioria das pessoas (80%) se recupera sem precisar de tratamento especial.

O mais importante: como se proteger?

Segundo a OMS, as medidas protetoras gerais são:

  • Lavar frequentemente as mãos usando álcool em gel ou água e sabão, especialmente após contato com pessoas doentes e antes de se alimentar;
  • Quando tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com as mãos ou lenços descartáveis;
  • Evitar o contato próximo com quem tiver febre e tosse;
  • Em caso de febre, tosse e dificuldade para respirar, buscar ajuda imediata e compartilhar o histórico de viagens com os profissionais de saúde;
  • Manter os ambientes ventilados;
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca;

Máscaras cirúrgicas podem ajudar a limitar o espalhamento de doenças respiratórias, mas por si só não são garantia de prevenção e devem ser combinadas com as medidas de higiene citadas acima, segundo a OMS. A OMS aconselha o uso racional de máscaras para evitar desperdício, ou seja, usá-las apenas em caso de sintomas respiratórios, suspeita de infecção por coronavírus ou em caso de profissionais que estejam cuidando de casos de suspeita.

Créditos
Texto: Professor Grega
Imagem principal: Covid-19 – https://pfarma.com.br/coronavirus-covid19.html
Imagem 1: Província de Hubei – https://pt.wikipedia.org/wiki/Hubei
Imagem 2: Wuhan – http://medico-abroad.com/hustloc.html
Imagem 3: Estrutura do Covid-19 – https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/01/veja-o-que-se-sabe-ate-agora-sobre-o-coronavirus-chines.shtml

 

 

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social e Marketing:

comunicacao.gestao@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares
Dicas

O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares


16 de julho de 2021
Uma segunda chance
Dicas

Uma segunda chance


25 de fevereiro de 2022
Por que estudar História?
História

Por que estudar História?


26 de outubro de 2020
  • Visualizar por ano
  • Visualizar por categoria