Casal Arnolfini
O Casal Arnolfini é o mais famoso quadro do pintor Holandês Jan van Eyck, pintado em 1434. A obra nos mostra o então rico comerciante Giovanni Arnolfini e sua esposa Giovanna Cenami, é um quadro cheio de significados e rico em detalhes.
A obra está representando um casamento, apesar de não parecer, o espelho ao fundo nos mostra duas testemunhas, um é o próprio Jan Van Eyck, pois até o Conselho de Trento não era necessário a presença de um padre para ser oficializado o casamento. Essa obra além de um retrato era também um contrato nupcial, pois tinha que retratar a religiosidade e sua condição de bem-estar. A religiosidade estava presente em toda a obra, na moldura do espelho o artista pintou as dez cenas da Paixão de Cristo, a vela que está acesa no candelabro representa Deus que tudo vê, o terço ao lado do espelho representa a virtude da noiva, o cachorrinho representa a fidelidade.
Mas os Arnolfini também quiseram mostrar sua riqueza, se olharmos o vestido de Giovanna, pois seguia a última moda da época, assim, o ventre inchado onde muitos veem uma gravidez é apenas um capricho da moda do século XV. Também era moda o estilo do cabelo com a frente raspada e as laterais parecendo chifres.
O artista foi um dos primeiros a representar a perspectiva linear, também trabalhou a iluminação, gerando na obra um foco de luz lateral com as janelas, onde só conseguimos ver uma na obra e a outra conseguimos ver refletida no espelho, Van Eyck era meticuloso nos detalhes, tanto do vestido, nos vidros coloridos da janela e os reflexos da luz no lustre.
Cada obra tem o seu fascínio por trás de cada detalhe, tem um pouco de cada artista que a criou, um pedaço da representação da história de pessoas e do período em que já passou, nos transportando, assim, para uma parte da história.
Créditos
Texto: Professora Alice Hoffmann Knihs – Artes
Imagem principal: https://arteref.com/arte-do-dia/o-retrato-de-arnolfini-o-maior-enigma-de-jan-van-eyck/