Água: um bem imensurável
Quando o assunto é água, muitas coisas passam em nossas mentes. Provavelmente você já passou por um momento de falta de água na sua residência, ou talvez por um momento de muita sede, em que tudo o que mais queria era ingerir um pouco de água. Com essa linha de raciocínio, pense por um minuto na seguinte pergunta: o que você faria se tivesse que ficar sem água por tempo indeterminado? Não vale pensar em estocar (risos).
Sim. Pode chegar um momento em que não teremos mais água para consumo da maneira que é hoje. Talvez não seja a sua realidade, mas muitas pessoas já vivem essa falta de água no dia a dia. Seja por motivos logísticos, financeiros, dentre outros.
Esse assunto é sempre colocado em pauta e muitos até nem acreditam que isso pode acontecer com tanta tecnologia sendo desenvolvida. De fato, essas tecnologias tendem a “resolver” esse possível problema, mas e se não der certo?
Lembre-se de que 70% do planeta terra é formado por água. Ok! Mas lembre-se também de que apenas 0,3% disso é de água doce acessível. Mas ainda pensando nessas porcentagens, temos o seguinte: 67% da água doce é utilizada para irrigação; 23% em outras atividades da agricultura e só 10% fica para as nossas necessidades de ingestão, limpeza e atividades domésticas. Assim, a conta real de toda a água doce do planeta que fica disponível para nossas necessidades, cai para 0,03%, apenas. É o não é de se preocupar?
Falando em água, podemos também falar sobre o tratamento para que ela chegue até nós para o consumo. Vamos pensar nas estações de tratamento de água (ETA) e até mesmo nas estações de tratamento de esgoto (ETE). O método mais conhecido para o tratamento da água percorre os seguintes pontos:
A água chega até as estações e passa por uma etapa de filtração grosseira, onde retira-se todos os dejetos e rejeitos maiores, através de uma grade de ferro (geralmente). Após esse processo, as águas são levadas aos tanques de tratamento onde se adiciona um coagulante (geralmente um sulfato duplo de alumínio e potássio) e também uma substância alcalina para que eleve o pH do meio, pois a reação de coagulação só ocorre em uma certa faixa de pH (geralmente em torno de 6). Inicia-se o processo de floculação, onde a matéria orgânica começa a se aglomerar para posteriormente, decantar. Após um período de decantação, ocorre outro processo de filtração, porém mais específica, no qual se utiliza carvão ativado, areia e pedregulhos. As etapas finais são a cloração e a fluoretação, para que então, as águas possam ser distribuídas pelas redes e chegue em nossas casas para o consumo. Ou seja, não é tão simples assim.
Nós, aqui no Brasil, levamos uma certa vantagem por possuirmos uma grande parte da água doce disponível no mundo, e talvez por isso não damos tanto valor assim a esse bem tão precioso. Aquela famosa frase de que só se dá valor quando se perde, pode muito bem ser aplicada aqui. E se você vivesse de fato a pergunta feita no início do texto?
Claro que outros fatores ambientais também precisam ser lembrados. A escassez de chuva, por exemplo, é um fator que remete também à falta de água. Perceba que mesmo com os privilégios das bacias hidrográficas e dos mananciais, a falta de água pode acontecer.
Portanto, pense no próximo. Pense que se você fizer um consumo correto, mais pessoas poderão ter acesso e desfrutar desse bem que apesar de não parecer, é finito. Lembre-se que outras gerações virão depois de você. Faça a sua parte para que o mundo possa ser cada vez melhor. Inclusive, agora você pode argumentar com maior embasamento sobre esse assunto.
Créditos:
Professor Danilo de Oliveira – Química
Imagem 1: https://www.nsctotal.com.br/noticias/grande-florianopolis-enfrenta-problemas-de-falta-de-agua-por-conta-da-estiagem
Imagem 2: http://www.tratabrasil.org.br/blog/2019/04/18/venha-conhecer-as-etapas-para-o-tratamento-de-agua/
Referências:
https://www.ana.gov.br/noticias-antigas/brasil-tem-cerca-de-12-das-reservas-mundiais-de-a.2019-03-15.1088913117http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc10/quimsoc.pdfhttps://www.nsctotal.com.br/noticias/grande-florianopolis-enfrenta-problemas-de-falta-de-agua-por-conta-da-estiagemhttp://www.tratabrasil.org.br/blog/2019/04/18/venha-conhecer-as-etapas-para-o-tratamento-de-agua/